Manifesto
Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH)
Somos um grupo de pessoas e organizações dedicadas a promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade baseada na cultura de paz, na liberdade cultural, na economia fraterna, na igualdade de direitos e oportunidades, no respeito a todas as diferenças e na sustentabilidade ambiental.
Criamos o MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA para agregar educadoras, educadores, escolas e organizações comprometidas com uma educação integral e emancipadora, pois cada ser humano é um fim em si mesmo, com direito à sua própria individualidade e a criar seu próprio caminho. Precisamos nos unir, pôr o tema em discussão na sociedade, compartilhar pesquisas, teorias e experiências, e propor práticas pedagógicas humanizadoras para a educação.
Entende-se por Educação Humanizadora aquela que respeita a individualidade da criança e do adolescente, a maturidade para o processo educativo, o direito de sonhar, fortalece a autoestima, estimula a conquista da autonomia e visa seu desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual. Sua realização depende da atuação das famílias, docentes e demais profissionais que atuam nas escolas públicas e privadas, em organizações da sociedade civil, profissionais da saúde e todas as pessoas que assumem algum papel nesse processo.
Acreditamos que toda criança tem o direito de ser amada e acolhida pela sociedade a que pertence, de ser respeitada e valorizada como indivíduo, e de poder crescer em contato com a natureza. A sociedade e as escolas têm o dever de proporcionar a cada criança e a cada jovem um ambiente de aprendizado social saudável, para que cresçam confiantes e conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de superar os apelos do consumismo e de atuar com criatividade em prol de um mundo mais justo, fraterno, inclusivo e sustentável.
A educação também precisa ser humanizadora para os professores e demais profissionais da educação. Sua formação deve prepará-los adequadamente para que possam atuar em prol do desenvolvimento humano integral de seus alunos, e as escolas devem lhes oferecer condições de trabalho saudáveis e autonomia para a realização dessa missão. A importância fundamental dos educadores para o desenvolvimento da nossa sociedade precisa ser devidamente reconhecida e valorizada.
O cenário de fragilidade social em que vivemos, com aumento da violência e a crescente degradação ambiental, prenunciam um futuro de incertezas e reforçam a necessidade de se repensar a educação como questão crucial para a humanidade e a sustentabilidade do planeta. Portanto, convidamos todas as pessoas e organizações que compartilham destes mesmos ideais e propósitos a nos unirmos neste MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA.